06 janeiro 2008

Porreiro Pá!

Porreiro Pá!

Agora já está. O Tratado de Lisboa foi assinado. Foi mesmo "porreiro"... Mas alguém sabe porque é que foi "porreiro"?

Ou foi apenas "porreiro" porque o Sua Excelência o Primeiro Ministro de Portugal, o Engenheiro José Sócrates foi o principal protagonista do Tratado?

Bom, em primeiro lugar deixem-me explicar resumidamente o que é o Tratado de Lisboa. O Tratado de Lisboa é o acordo ratificado pelo Conselho da União Europeia, e que substitui a pretensão de uma Constituição Europeia. Este Tratado confere à União Europeia, personalidade jurídica própria para assinar acordos internacionais a nível comunitário. Há mais temas, mas para um simples blog esta definição já dá uma ideia do que é.
No entanto, este Tratado já assinado pelos representantes dos Países da União Europeia, terá agora que ser ractificado internamente em cada País para ser vínculativo.

Em Portugal, o 1º Ministro ainda não divulgou como é que irá fazer esta ractificação, se no Parlamento, se por Referendo.

E aqui voltamos nós outra vez à velha questão do Referendo, a inutilidade pública mais gritante. Se no Referendo sobre o Aborto o Referendo não fazia o mínimo sentido, pois considero que cabe ao Governo e à Assembleia da República decidir sobre a criação das leis, como é que se vai perguntar ao ignorante povo se aceitam a ractificação do Tratado de Lisboa???

Socrates ainda não decidiu como vai fazer a ractificação do Tratado (E DEVE FAZE-LA NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA ONDE OS DEPUTADOS ESTÃO POR DENTRO DO ASSUNTO), já prometeu que iria fazer um Referendo. Ora, o que sair deste Referendo é pura e simplesmente uma avaliação ao Governo do Engenheiro, jamais se irá votar em consciência e plenamente ciente do que está em votação.

Assim, aqui deixo a minha mensagem. O Referendo não serve para nada. SERIA "PORREIRO PÁ!" ACABAR COM ESTA INSTITUIÇÃO. Governem e decidam, pois foi para isso que foram eleitos.

Amén

Sem comentários: