26 janeiro 2008

Em Portugal

O vídeo abaixo relata uma situação vivida em Portugal. Para todos os que ainda não viram, chamo a vossa atenção.



A política portuguesa de concentração de recursos humanos na àrea da saúde está a provocar o caos nas terras lusitanas de menor dimensão. É nestas terras em que os SAP´s fechados mais falta fazem, pois as ligações a centros de saúde e hospitais são mais morosas.
Ao contrário das escolas, onde efectivamente a concentração de alunos permite uma melhor gestão de recursos humanos, na àrea da saúde paga-se com vidas humanas esta tentativa de poupar recursos.

Será então esta uma efectiva forma de poupar dinheiro?

Compreende-se perfeitamente que o Governo Português queira inverter a pirâmide etária, para que no futuro próximo existam contribuintes suficientes para pagar as reformas dos mais idosos. No entanto, matar os mais idosos por falta de assistência médica, chega a roçar o maquiavélico onde não se olham a meios para se atingir os fins.

Isto demonstra uma falta de planemento grosseiro, pois antes de se encerrar qualquer serviço de atendimento permanente, é obrigatório que esta delineada a estratégia de apoio à saúde da população.
É necessário que existam VMER (viaturas médicas de emergência), é necessário que as Coorporações de Bombeiros tenham recursos humanos suficientes e é absulutamente necessário que as vias de acesso estejam em boas condições.

É de louvar a tentativa do Governo na redução da despesa com a Saúde, pois é dos sectores do orçamento do Estado aquele em que nunca se tentou efectivamente fazer um controlo rigoroso de contenção da despesa. Mas é obrigatório o planeamento prévio.

Amén

Sem comentários: